<b>Morfogênese e estrutura de azevém anual submetido a três intensidades de pastejo</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v32i4.8657
Resumo
Estudaram-se características morfogênicas e estruturais de azevém (Lolium multiflorum Lam.) sob intensidades de pastejo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições (transectas) e três tratamentos constituídos por intensidades de pastejo: “Alta”, “Média”, “Baixa”, correspondentes ao desaparecimento de 61,0; 43,3 e 21,1% do valor da massa de forragem inicial, respectivamente. O pastejo foi intermitente, com borregas, e o intervalo entre pastejos correspondeu à soma térmica de 313 graus-dia. As intensidades de pastejo afetaram a morfogênese e estrutura de azevém apenas no primeiro período de avaliação, quando o azevém na intensidade “Média” apresentou as menores taxas de aparecimento e elongação foliar e os maiores valores de duração de vida das folhas. A altura do pseudocolmo, o comprimento de lâmina intacta e desfolhada, o número de folhas intactas e em senescência foram superiores na intensidade “Baixa”, sem diferir entre “Média” e “Alta”. A adoção das intensidades de pastejo de 43,3 e 61,0% do desaparecimento do valor da massa de forragem inicial possibilita estender o estádio vegetativo do azevém anual. Para o manejo de azevém anual, recomenda-se o uso da intensidade de pastejo de 61,0%, que apresenta características estruturais semelhantes às observadas na intensidade 43,3% e proporciona taxa de lotação 24,1% superior.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.