<b>Efeito da utilização de simbiótico e do sistema de criação sobre o desempenho e morfometria do epitélio gastrintestinal de frangos de corte tipo colonial</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i4.996
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho e a morfometria do epitélio intestinal de frangos de corte da linhagem colonial Label Rouge, submetidos a dietas com e sem adição de simbiótico, e distribuídos em dois sistemas de criação, confinados e com acesso a piquete. Foram utilizados 560 pintos de corte de um dia de idade, machos, distribuídos em um delineamento em blocos ao acaso, com dois tratamentos, e quatro repetições de 35 aves cada. As aves que receberam simbiótico, na dieta, e as aves do sistema confiando obtiveram melhores resultados de desempenho em relação às aves dos demais tratamentos. Houve efeito da dieta sobre o peso do fígado e do íleo, e efeito do sistema de criação sobre o peso de moela e de jejuno. No duodeno, houve efeito da dieta apenas dentro do sistema de criação confinado para a largura das vilosidades. No jejuno, houve efeito do sistema de criação para profundidade de criptas. Foi possível concluir que a adição de simbiótico na alimentação de frangos de corte, tipo colonial, contribui para melhor desempenho, sem alterar a morfometria do epitélio gastrintestinal indiferente do sistema de criação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.