<b>Eficácia do eugenol extraído da planta <em>Eugenia aromática</em> como anestésico para realização de biometrias em adultos de tilápia do Nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>)</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v32i4.9973

  • Antonio Glaydson Lima Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Erivânia Gomes Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Riedel Porto Carreiro Universidade Federal do Ceará
  • Ricardo Lafaiete Moreira Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Aqüicultura, piscicultura, anestesia, estresse

Resumo

Os anestésicos figuram como poderosa ferramenta na aquicultura, atuando na redução do estresse e mortalidade usualmente causados pelo manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de eugenol em adultos de tilápia e determinar a concentração ideal para realização de uma biometria. Foram avaliadas seis concentrações (30, 60, 120, 180, 240 e 300 mg L-1). Para cada tratamento, 12 peixes (comprimento médio: 32,7 ± 3,0; peso médio: 557,0 ± 160 g), foram imersos individualmente na solução anestésica durante 10 min. Durante a indução anestésica, foram monitorados todos os estágios de anestesia e ao atingir o estágio de anestesia profunda, foi monitorado o número de batimentos operculares durante o minuto seguinte. Após a indução anestésica, os peixes foram transferidos para aquário contendo água sem anestésico e aferido o tempo de recuperação. A concentração de 60 mg L-1 necessitou de maior tempo para atingir o estágio desejado de anestesia profunda (206,3 segundos), enquanto a concentração de 300 g L-1 atingiu este estágio mais rapidamente (77,8 segundos). Os resultados obtidos sugerem que a concentração ideal de eugenol para realização de uma biometria é de 120 mg L-1, e, que o aumento da dosagem do anestésico, implica na diminuição dos batimentos operculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Glaydson Lima Moreira, Universidade Federal do Ceará
Graduado em Engenharia de Pesca pela UFC (2009), mestrando em Engenharia de Pesca pela UFC, membro do GENAQUA - Grupo de Estudos de Genetica e Ecologia de Organismos Aquaticos e atualmente trabalha com aquicultura sustentável e uso de anestésicos na piscicultura.
Erivânia Gomes Teixeira, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação (2003) e Mestrado (08/2007) em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é estudante de doutorado em Engenharia de Pesca, já qualificada. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: aquicultura - reversão sexual, alevinagem, cultivo intensivo, pesca, processamento do pescado; melhoramento genético de peixes, carcinicultura, pesquisa e extensão. .
Carlos Riedel Porto Carreiro, Universidade Federal do Ceará
Possui Graduação (1999) e Mestrado (2001) em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é estudante de doutorado em Engenharia de Pesca, já qualificado. Tem experiência na área de Biologia Molecular aplicada a organismos aquáticos, atuando principalmente no melhoramento genético de peixes e identificação de populações.
Ricardo Lafaiete Moreira, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação (2001-2006) e mestrado (2006-2008) em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros pela Universidade Federal do Ceará, atualmente é aluno de Doutorado desta mesma instituição. Foi professor substituto do Departamento Engenharia de Pesca - UFC, de 2007 a 2009, ministrando as disciplinas: Princípios da Ciência Pesqueira, Tecnologia Pesqueira I , Biologia Pesqueira III e Navegação II. Participa de pesquisas nas áreas de pesca, carcinicultura, piscicultura, maricultura e algocultura. Atualmente , é colaborador do Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Aqüicultura - GENAQUA, desenvolvendo pesquisas com monitoramento e melhoramento genético da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus variedade Chitralada.
Publicado
2010-10-22
Como Citar
Moreira, A. G. L., Teixeira, E. G., Carreiro, C. R. P., & Moreira, R. L. (2010). <b>Eficácia do eugenol extraído da planta <em>Eugenia aromática</em> como anestésico para realização de biometrias em adultos de tilápia do Nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>)</b&gt; - doi: 10.4025/actascianimsci.v32i4.9973. Acta Scientiarum. Animal Sciences, 32(4), 419-423. https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v32i4.9973
Seção
Nutrição de Não-Ruminantes

0.9
2019CiteScore
 
 
29th percentile
Powered by  Scopus