<b>Variação nictemeral da composição bioquímica e biomassa do zooplâncton em tanques de cultivo de plâncton</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i2.1014
Resumo
O valor nutricional do zooplâncton (teor de lipídios e fósforo) foi analisado em tanques externos de cultivo de plâncton, sendo monitorados os efeitos da variação diurna e fertilização. O teor de lipídios foi significantemente mais elevado no tanque que sofreu fertilização na semana da coleta, com valor médio de 14% PS. Em geral, elevadas concentrações de lipídios foram observadas quando a biomassa de Moina sp. (Cladocera) e de náuplios de Thermocyclops sp. (Copepoda) também foram altas, estando relacionadas com a filtração do zooplâncton. Os valores tenderam a ser maiores durante os períodos diurno e vespertino. O teor de fósforo no zooplâncton variou entre 0,15% e 0,91% PS, com diferenças significativas entre os tanques. A qualidade nutricional do zooplâncton foi influenciada pelo regime de fertilização dos tanques, o qual também determinou a composição das espécies presentes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.