<b>Morfoanatomia da plântula de <em>Celtis iguanaea</em> (Jacq.) Sarg. (Ulmaceae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i1.1051
Resumo
Celtis iguanaea é uma espécie pioneira, típica de mata ciliar. O presente estudo visa a investigação da morfoanatomia da plântula dessa espécie, pertencente à Ulmaceae. As sementes, coletadas na planície de inundação do alto rio Paraná, foram germinadas em câmara de germinação com temperatura constante de 30ºC e mantidas sob luz fluorescente contínua. O desenvolvimento das plântulas ocorreu em casa de vegetação. A análise anatômica foi feita em plântulas fixadas em FAA 50. Esse material foi secionado transversalmente e as seções obtidas foram coradas em safranina e azul de astra. Verificou-se que a plântula é fanerocotiledonar, epigéia, e apresenta raiz ramificada, hipocótilo desenvolvido, cotilédones obovados e persistentes, epicótilo verde e piloso e eofilo oblongo ou lanceolado. A raiz é tetrarca ou diarca. O hipocótilo possui crescimento secundário com periderme de origem profunda. O epicótilo também apresenta crescimento secundário com periderme de origem subepidérmica. Os cotilédones e o eofilo são folhas dorsiventrais com cistólitosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.