<b>Estruturas de Reprodução de <em>Peperomia parnassifolia</em> Miq. (Piperaceae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i1.1401
Resumo
Peperomia parnassifolia Miq. trata-se de espécie herbácea que também ocorre em remanescentes florestais de Maringá, Brasil. Os órgãos reprodutivos e o caule dessa espécie são objetos do presente estudo. O material botânico fresco e fixado em FAA 50/FPA 50 foi seccionado em micrótomo de rotação, segundo técnicas usuais. O eixo da inflorescência tem estrutura polistélica. As brácteas são peltadas com mesofilo homogêneo. O gineceu é unicarpelar, com estigma bilobado, estilete sólido, ovário de estrutura simples e óvulo reto, crassinucelado e unitegumentado. A parede da antera apresenta epiderme, endotécio, uma camada média e tapete secretor uninucleado. O fruto é uma baga e a semente é perispérmica. Essa planta reproduz-se vegetativamente mediante estolãoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.