<b>Fauna parasitária de cachara <em>Pseudoplatystoma fasciatum</em> (Siluriforme: Pimelodidae) do rio Aquidauana, Pantanal Sul Mato-grossense, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i1.1469
Resumo
Neste trabalho, são apresentados dados de abundância média, prevalência e intensidade média de parasitismo, em 34 espécimes de Pseudoplatystoma fasciatum, popularmente conhecidos como cacharas, capturados nos meses de março, setembro e novembro de 2003, outubro de 2004 e outubro de 2005, com tarrafas e redes de espera, no rio Aquidauana. Todos os indivíduos amostrados encontravam-se parasitados. Dezenove espécies de parasitos foram identificadas, sendo sete cestodas proteocefalídeos, três monogêneas, um digenea, três nematodas, um acantocéfalo, um crustáceo, um pentastomídeo e duas espécies de mixosporídeos. As espécies de cestóides, Harriscolex kaparari e Megathylacus travassosi são registradas pela primeira vez para P. fasciatum, capturados no rio Aquidauana. Os monogêneas foram os helmintos que apresentaram maior prevalência (100%), seguidos pelos cestodas (91,18%) e nematodas (58,82%)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.