<b>Descarte de peixes na pesca comercial em Tefé, médio Solimões, Amazônia Central</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i1.1471
Resumo
Descartes são comuns na pesca comercial, sendo avaliados para apoiar o manejo da pesca na região. Por meio de acompanhamentos diários das pescarias da frota comercial de Tefé, foi descrito o descarte de pescado no médio Solimões. Utilizando análises de correlação e covariância, foram avaliados fatores que determinam o descarte com três modalidades distintas de pesca. Os pescadores selecionaram o pescado no momento da captura por espécie e tamanho. As espécies de pescados mais descartados foram jaraquis, tucunarés e branquinhas, porém os mais freqüentes, no descarte, foram espécies dos Siluriformes. Os apetrechos de pesca analisados apresentaram diferenças nas características de seu descarte. O descarte foi menor na enchente-cheia (5-17% da captura, conforme apetrecho) que durante a vazante-seca (20-62%, conforme apetrecho)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











