<b>O estado da arte dos estudos de rotíferos em ambientes naturais da América do Sul: planícies de inundação</b>- DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i4.1521

  • Anderson Setsuo Miyashiro Aoyagui UEM
  • Claudia Costa Bonecker UEM
Palavras-chave: rotíferos, zooplâncton, riqueza, abundância, planície de inundação, América do Sul

Resumo

No presente estudo objetivou-se realizar uma compilação à respeito do estado da arte dos estudos de rotíferos em ambientes naturais da América do Sul, com destaque para planícies de inundação. Esta compliação foi realizada com base nas informações disponíveis na literatura até o momento, demonstrando uma distribuição impar dos estudos e avanços nas pesquisas. A maioria dos estudos foi relatada apenas para três países sulamericanos, Brasil, Argentina, Venezuela e principalmente para as três maiores bacias hidrográficas, Amazônas, Paraná e Orinoco. No restante dos países, a existência de pesquisas sobre rotíferos é escassa ou inexistente. Dessa forma, além da importância ecológica desses organismos, pode-se considerar que há poucos estudos sobre os rotíferos, frentes à vasta extensão territorial e os diversos ambientes ainda não explorados, sendo que maiores investigações são necessárias para o conhecimento da ecologia do grupo, e consequentemente para a ecologia de planícies de inundação tropicais

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Biografia do Autor

Anderson Setsuo Miyashiro Aoyagui, UEM
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá. Atuando principalmente nos seguintes temas: rotíferos, planície de inundação, Biodiversidade Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Como Citar
Aoyagui, A. S. M., & Bonecker, C. C. (2008). <b>O estado da arte dos estudos de rotíferos em ambientes naturais da América do Sul: planícies de inundação</b&gt;- DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i4.1521. Acta Scientiarum. Biological Sciences, 26(4), 385-406. https://doi.org/10.4025/actascibiolsci.v26i4.1521
Seção
Ciências Biológicas

 

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