<b>Produção e caracterização de um marcador potencial de linfócitos T em surubim híbrido (Pseudoplatystoma corruscans X P. fasciatum)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i2.1636
Resumo
O presente trabalho objetivou a produção e caracterização de um anticorpo monoclonal (PST 33) reativo com os timócitos e linfócitos T de surubim híbrido. PST 33 foi produzido por meio de imunização de camundongos com timócitos de surubim e moléculas isoladas das membranas celulares destas células. PST 33 mostrou-se reativo com a maioria dos timócitos e com linfócitos T periféricos. Por citometria de fluxo foi possível quantificar os linfócitos T no sangue periférico (34,1%), baço (36,6%), rim (19,1%) e timo (87,5%). Esse marcador reagiue com uma molécula de 215 kDa expressa na maioria dos linfócitos T. Seu uso em imunohistoquímica permitiu também a localização de linfócitos T no timo e baço, demonstrando assim o seu potencial para estudar a ontogenia do sistema imune dos surubins. Em imuno-electron microscopia PST 33 reagiu com células de aparência linfocítica. Morfologicamente essas células apresentaram-se como pequenos linfócitos de elevada relação núcleo/citoplasmaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.