<b>Estudo comparativo da dieta, hábitos alimentares e morfologia trófica de duas espécies simpátricas, de peixes de pequeno porte, associados à macrófitas aquáticas</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.167
Resumo
Nesse estudo foram avaliados aspectos da dieta e morfologia trófica de duas espécies simpátricas, uma de Cheirodontinae e uma de Aphyocharacinae, associadas a macrofitas aquáticas, em nove lagoas isoladas da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil, no ano de 2001. A análise da dieta mostrou que Aphyocharax anisitsi consumiu predominantemente microcrustáceos e Serrapinnus notomelas predominantemente algas. A morfologia do trato alimentar, incluindo boca, dentes, rastros branquiais e estômago, apresentou, aparentemente, o mesmo padrão para as duas espécies. Entretanto, os dentes são mais robustos em S. notomelas. Houve interação significativa entre o comprimento padrão (F2,215 = 74,89; p<0,0001) e a espécie (F1,215 = 4,72; p<0,0001), sendo que a maior média ajustada para o comprimento do intestino foi constatada para S. notomelas e a menor para A. anisitsi, sendo essa diferença significativa. Os dados de dieta e morfologia, analisados conjuntamente, permitem inferir que há segregação trófica entre as duas espécies examinadas. E, ainda, que a co-existência dessas espécies é favorecida pelo amplo suprimento alimentar fornecido pelas macrófitas aquáticas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.