<b>Efeitos da farinha de algaroba (<em>Prosopis juliflora</em>) durante as fases de gestação e lactação em ratas <em>Wistar</em></b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i2.2039
Resumo
Estudos com farinha de algaroba (Prosopis juliflora) mostraram sua eficiência na produção de tecidos em animais jovens, bem como a repleção em animais desnutridos. Neste trabalho utilizou-se ratas Wistar para verificar o efeito da farinha de algaroba sobre a gestação e a lactação. Evidenciou-se que a interferência da qualidade da proteína de algaroba, durante a gestação, ocorreu principalmente no organismo materno, em benefício das crias, com relação ao peso corporal e à composição de lipídeos e de proteínas. A interferência da qualidade da proteína de algaroba foi evidenciada durante a lactação, ocasionando uma depleção no organismo materno sem uma contrapartida equivalente em relação às crias, que tiveram seu desenvolvimento prejudicado na fase de alimentação mista. No entanto, a farinha de algaroba foi capaz de manter a gestação e o aleitamento mesmo em condições deficientes, sem provocar mortalidade ou canibalismo, fenômenos que ocorrem durante a administração de dieta hipoprotéica, usualmente descritos na literaturaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.