Optimization of treatments for the germination and establishment of botanical yam (Dioscorea rotundata) seeds
Resumo
Sementes de inhame botânico (Dioscorea rotundata) são atualmente usadas por criadores de inhame para gerar e conservar novas variedades de inhame em vez de inhame (propágulo vegetativo). O tratamento de sementes de inhame através da escarificação é um dos métodos mais eficazes para melhorar a germinação de sementes e o estabelecimento de plântulas. Este estudo foi realizado em casa de vegetação para determinar o melhor tratamento de sementes para a germinação e estabelecimento de sementes de inhame botânico. A montagem envolveu um solo misturado com casca de arroz carbonizada usando cinco diferentes tratamentos de sementes; aquecimento a seco (DHS) a 60 0C, escarificação mecânica + ácido giberélico (MSS + GA), escarificação mecânica (MSS), escarificação ácida com ácido sulfúrico (ASS) e imersão em água quente a 80 0C (SOS). Os achados mostraram que o tratamento, MSS + GA e apenas MSS, teve efeito positivo significativo (P<0.05) na emergência de sementes e estabelecimento de plântulas em comparação com o controle não tratado (COS) e outros tratamentos. A ASS causou danos às sementes, resultando na não emergência. Os resultados mostraram que resíduos de grãos carbonizados (casca de arroz) aumentaram a fertilidade do solo e o tratamento de sementes (MSS + GA) foi o melhor para melhorar a germinação de sementes de inhame e o estabelecimento de plântulas. Esses tratamentos podem ser aplicados de forma eficiente para reduzir os longos períodos de gestação e aumentar a produtividade em programas de melhoramento de inhame.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.