<b>Problemas na classificação dos Proteocefalídeos (Cestoda) da América do Sul. Uma nova classificação para o grupo</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i1.2076
Resumo
É discutida a classificação da Ordem Proteocephalidea, Cestóides, cujas espécies são parasitas de peixes de água doce, anfíbios e répteis. Os proteocefalídeos que parasitam os peixes da América do Sul são reavaliados por meio de análises filogenéticas, utilizando caracteres morfológicos. A classificação de Woodland divide a Ordem Proteocephalidea em dois grupos, Proteocephalidae e Monticellidae, se houver os vitelinos e ou as gônadas na medula ou no córtex do parênquima dos proglótides. Foram obtidas algumas árvores de gêneros e espécies e os resultados não validam a classificação baseada em Woodland (1933-1935); em conseqüência, é proposta a supressão da família Monticelliidae e suas subfamílias. É aceito apenas uma família Proteocephalidae Mola, 1929, com cinco subfamílias: Proteocephalinae Mola, 1929, Corallobothriinae Freze, 1965, Sandonelliinae Khalil, 1960, Gangesiinae Mola, 1929 and Acanthotaeniinae Freze, 1963. Os gêneros de monticelídeos são transferidos para Corrallobothriinae ou Proteocephalinae, se estes possuírem ou não um metaescolexDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.