<b>Aplicação da técnica de isótopos estáveis na estimativa da taxa de <em>turnover</em> em estudos ecológicos: uma síntese</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i1.2090
Resumo
Os isótopos estáveis vêm sendo utilizados na obtenção da taxa de turnover em animais aquáticos e representam mais uma ferramenta no auxílio à tomada de medidas de conservação, considerando que os impactos antrópicos ameaçam áreas específicas de alimentação, reprodução e crescimento de espécies em ambientes naturais. Na aqüicultura, por outro lado, o conhecimento da velocidade de conversão do alimento em tecido auxilia em melhores estimativas de produção. Neste sentido, o presente estudo pretende fazer uma síntese dos trabalhos realizados acerca das taxas de turnover em ecologia, com uso da técnica de isótopos estáveis. O turnover consiste na síntese do novo tecido e na substituição dos tecidos velhos utilizando a composição da dieta atual do animal. A taxa de turnover é dependente do tecido animal analisado, da fase de desenvolvimento, do tempo e dos parâmetros abióticosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.