<b>Produção de xilanases por uma cepa selvagem de <em>Aspergillus nidulans</em></b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i1.2095
Resumo
Uma cepa selvagem de Aspergillus nidulans isolada de solo produziu xilanase isenta de atividade celulolítica quando desenvolvida em meio submerso contendo sabugo de milho como principal substrato. Produção máxima de xilanase (220 U/mL) foi obtida quando a cepa foi desenvolvida em meio mineral suplementado com sabugo de milho a 3% (p/v) por 6 dias. Eletroforese com SDS revelou a ocorrência de quatro iso-xilanases, com pesos moleculares de 50, 43, 20 e 18 kDa. A xilanase bruta foi resistente à precipitação com acetona, apresentando atividade ótima em pH 5.0-6.0 e temperatura entre 50º e 55ºC. A enzima exibiu grande estabilidade quando exposta a condições alcalinas, e foi estável por várias horas quando exposta a temperaturas de até 55ºC, retendo 50% e 23% de sua atividade quando aquecida por 1 h a 60 e 65ºC, respectivamenteDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.