<b>Conhecimento ecológico local de pescadores da Baía Babitonga, Santa Catarina, Brasil: peixes da família Serranidae e alterações no ambiente marinho</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i3.226
Resumo
Investigamos aspectos gerais do Conhecimento Ecológico Local (CEL) de pescadores de espinhel e pesca subaquática sobre sete espécies de peixes marinhos da família Serranidae (habitat de ocorrência, tamanho máximo e denominação popular) e as principais alterações percebidas no ambiente marinho na Baía Babitonga, Estado de Santa Catarina, Brasil. Em termos gerais, o CEL sobre os peixes corrobora a literatura em ictiologia, trazendo informações originais em escala local. Pescadores de comunidades vizinhas e/ou praticantes de diferentes artes de pesca podem desenvolver denominações e um corpo de CEL diferenciado sobre os recursos pesqueiros de uma mesma área. Verificamos que a legislação que institui a moratória da pesca de Epinephelus itajara desconsidera as denominações locais da espécie, impossibilitando a sua interpretação pelos pescadores locais e gerando conflitos na aplicação da lei. As principais alterações ambientais registradas foram: diminuição da abundância dos recursos pesqueiros em geral (especialmente do Parambijú Rachycentron canadum), e os efeitos da interrupção antrópica do “Canal do Linguado” na hidrologia e sedimentologia da Baía Babitonga (assoreamento e aumento da turbidez da água).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.