Estudo de oito espécies da familia Anostomidae (Pisces, Characiformes) através da análise de RAPD
Resumo
A técnica de Polimorfismo de DNA Amplificado ao Acaso (RAPD) foi utilizada na análise de oito espécies de peixe da família Anostomidae, com a finalidade de quantificar a variabilidade genética e estimar a similaridade genética dentro e entre essas espécies. Os resultados foram comparados com dados obtidos anteriormente com isoenzimas, para a maioria das espécies analisadas. A proporção de locos polimórficos obtida, com dez primers, está acima de 40 %, exceto para Leporinus amblyhynchus. Esse é um fato importante desde que a existência de variabilidade genética é uma condição importante para a sobrevida das espécies no meio ambiente Com dendrograma obtido, através de análise comparativa, foi possível discriminar as duas espécies de Schizodon daquelas do gênero Leporinus, no entanto não foi possível separar L. obtusidens e L. elongatus. A análise de RAPD indica que essas duas espécies são genéticamante muito similares, conclusão também sustentada por dados de estudos de isoenzimasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.