Teoria e análise de dialelos parciais. Pais e gerações F<sub>2</sub>
Resumo
Este trabalho apresenta teoria e análise de dialelos parciais, usando dados dos pais e das gerações F2. A metodologia está fundamentada nos métodos propostos por Hayman, em 1954 e 1958. A análise dialélica possibilita a caracterização dos sistemas poligênicos em estudo, por meio da estimação de componentes genéticos e não genéticos de variação e de parâmetros genéticos, em relação a cada grupo de pais ou a cada pai, dependendo do componente de variação ou parâmetro de natureza genética. Os parâmetros genéticos são: médias dos produtos das freqüências de alelos, graus médios de dominância, proporções médias de genes dominantes e recessivos nos pais, direção de dominância e herdabilidade. É apresentada uma análise dialélica com feijoeiroDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.