Teoria e análise de dialelos parciais. Pais e gerações F<sub>2</sub>

  • José Marcelo Soriano Viana UFV
  • Cosme Damião Cruz UFV
  • Antonio Americo Cardoso UFV
Palavras-chave: análise dialélica, dialelo parcial, genética biométrica

Resumo

Este trabalho apresenta teoria e análise de dialelos parciais, usando dados dos pais e das gerações F2. A metodologia está fundamentada nos métodos propostos por Hayman, em 1954 e 1958. A análise dialélica possibilita a caracterização dos sistemas poligênicos em estudo, por meio da estimação de componentes genéticos e não genéticos de variação e de parâmetros genéticos, em relação a cada grupo de pais ou a cada pai, dependendo do componente de variação ou parâmetro de natureza genética. Os parâmetros genéticos são: médias dos produtos das freqüências de alelos, graus médios de dominância, proporções médias de genes dominantes e recessivos nos pais, direção de dominância e herdabilidade. É apresentada uma análise dialélica com feijoeiro

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Biografia do Autor

José Marcelo Soriano Viana, UFV
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1990), e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1994). É Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa. No ensino de graduação é professor da disciplina Genética. Na pós-graduação é professor das disciplinas Genética Quantitativa, Estatística Genômica de Populações Alógamas, e Melhor Predição Linear Imparcial (BLUP) no Melhoramento Vegetal. Desenvolve pesquisas e orienta nas áreas de Genética Quantitativa, Estatística Genômica de Populações Naturais e de Cruzamentos Controlados, BLUP no Melhoramento Vegetal e Melhoramento de Milho-Pipoca Currículo Lattes
Publicado
2008-05-09
Como Citar
Viana, J. M. S., Cruz, C. D., & Cardoso, A. A. (2008). Teoria e análise de dialelos parciais. Pais e gerações F<sub>2</sub&gt;. Acta Scientiarum. Biological Sciences, 23, 627-634. https://doi.org/10.4025/actascibiolsci.v23i0.2727
Seção
Ciências Biológicas

 

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