Microscopia eletrônica de varredura de parasitos branquiais de <em>Piaractus mesopotamicus</em> Holmberg, 1887 cultivados no Estado de São Paulo, Brasil
Resumo
Foram coletados 15 exemplares de Piaractus mesopotamicus (pacu), medindo em torno de 15 cm de comprimento padrão, de tanques do Centro de Aqüicultura da Unesp, Jaboticabal, SP, Brasil. Os peixes foram mantidos em aquários de 350 litros para posterior sacrifício com MS-222. Os filamentos brânquiais foram fixados em glutaraldeído a 3% para a microscopia eletrônica de varredura. Foram observados espécimes de Trichodina sp (Ciliophora), Henneguya piaractus (Myxozoa), e Anacanthorus penilabiatus (Monogenea), atacando o epitélio branquial. Neste trabalho, foram reportados a morfologia externa dos parasitos e as alterações no epitélio branquial dos peixes parasitadosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.