<b>Morfometria e nervação foliar em procedências de erva-mate (<em>Ilex paraguariensis</em> A. St. Hill.) (Aquifoliaceae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v31i4.3448
Resumo
O presente trabalho objetivou analisar a morfologia foliar (morfometria e nervação foliar) de procedências de erva-mate coletadas no Sul do Brasil e Argentina. Analisaram-se 30 folhas de cada procedência, obtendo-se cinco medidas (comprimento total da folha, largura máxima, comprimento desde a base até a largura máxima, comprimento do pecíolo e área) e calculando-se dois índices (comprimento total sobre a largura máxima e comprimento desde a base até a largura máxima sobre o comprimento total da folha). Para a nervação foliar, as folhas foram clarificadas por meio da técnica de diafanização. Os maiores e menores valores morfométricos foram, respectivamente, 118 e 67 mm para comprimento da folha, 51 e 34 mm para largura máxima, 78 e 42 mm para comprimento desde a base até a largura máxima, 16 e 10 mm para comprimento do pecíolo, 2,3 e 2 mm para comprimento sobre largura máxima e 0,65 e 0,6 para comprimento desde a base até a largura máxima sobre o comprimento da folha. Quanto à nervação foliar, não foram observadas diferenças entre as folhas das distintas procedências, as quais apresentaram nervação primária penada, nervação secundária semicraspedódroma, nervuras terciárias com percurso alternado e sinuoso, nervação quaternária reticulada, constituída por polígonos regulares e nervação de 5ª ordem dicotomizanteDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











