<b>Alelopatia de <em>Baccharis dracunculifolia</em> DC. sobre a germinação e desenvolvimento de espécies cultivadas</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i2.3592
Resumo
Metabótitos secundários produzidos em algumas plantas podem provocar alterações no desenvolvimento de outras plantas ou até mesmo de outros organismos. O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos de folhas de Baccharis dracunculifolia na germinação e no crescimento de plântulas de Brassica campestris, B. oleracea cv. Capitata, Citrullus lanatus, Eruca sativa, Lactuca sativa cv. Branca Boston, L. sativa cv. Grand Rapids, L. sativa cv. Simpson, Lycopersicum esculentum, Raphanus sativus e Zea mays L. Para a obtenção do extrato aquoso, foram utilizadas folhas previamente secas na concentração de 1 g 10 mL-1 (p/v) e utilizadas sete concentrações deste extrato aquoso (100, 90, 70, 50, 30, 10 e 0%), em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições de dez sementes das espécies cultivadas. Os extratos aquosos de B. dracunculifolia evidenciaram potencialidades alelopáticas sobre a germinação das sementes e no crescimento da parte aérea e do sistema radicular de todas espécies testadas, sendo que a redução na germinação e no crescimento inicial elevaram-se com o aumento das concentrações dos extratos aquosos utilizados. Os resultados indicam a existência de potencial alelopático de B. dracunculifolia.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.