Efeitos biológicos da <em>Pfaffia glomerata</em> (<em>Spreng.</em>) <em>Pedersen</em> e da <em>Pfaffia paniculata</em> (<em>Martius</em>) <em>Kuntze</em> (<em>Amaranthaceae</em>)
Resumo
A Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen e da Pfaffia paniculata (Martius) Kuntze (Amaranthaceae) são plantas nativas da região alagada das ilhas de Porto Rico, Paraná, Brasil. São utilizadas na medicina popular como tônico, afrodisíaco e antidiabético. O extrato bruto metanólico, obtido das raízes das duas espécies, foi utilizado para avaliar a atividade moluscicida de caramujos (Biomphalaria glabrata). Além disso, o potencial hipoglicemiante da Pfaffia glomerata foi investigado em ratos tratados com aloxana. As saponinas do extrato bruto metanólico da P. glomerata e da P. paniculata foram analisadas em cromatografia em camada delgada e foi determinado o índice hemolítico. O extrato bruto metanólico obtido da Pfaffia glomerata apresentou maior conteúdo de saponinas hemolíticas e maior atividade moluscicida em relação à Pfaffia paniculata. Todavia, o tratamento com extrato de Pfaffia glomerata não promoveu efeitos significativos sobre os níveis glicêmicos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.