<b>Blood values of young Brazilian catfish <em>Pseudoplatystoma corruscans</em> (Agassiz, 1829)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v20i0.4463
Resumo
Foram analisadas amostras sangüíneas de seis exemplares de Pseudoplatystoma corruscans. As amostras foram coletadas por punção caudal e foram determinados os valores e as médias de hematócrito, leucócrito, eritrócitos e leucócitos e das concentrações protéicas plasmáticas. O plasma sangüíneo foi submetido a eletroforese, para determinação das diferentes frações protéicas. A partir de extensões sangüíneas coradas com métodos rotineiros, cinco tipos celulares puderam ser distinguidos sob microscopia ótica. A média das células sangüíneas totais foi de 1.29 x 106 células.ml-1, enquanto que a concentração protéica média do plasma sangüíneo foi 11.82g.l-1, constituindo-se de cinco frações principais. Essas características hematológicas foram estabelecidas no intuito de se obter um primeiro quadro hematológico da espécie, no qual serão baseados estudos mais aprofundados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











