<b>Uma nova espécie de Dadayius Fukui, 1929 (Digenea: Cladorchiidae) parasita do trato intestinal de <em>Metynnis maculatus</em> (Kner, 1858) (Characidae) da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i2.2044
Resumo
Uma nova espécie de Cladorchiidae (Trematoda, Digenea) foi encontrada no trato intestinal do peixe de água-doce “pacu peva”, Metynnis maculatus (Kner, 1858) na planície de inundação do Alto Rio Paraná, Brasil. A nova espécie foi classificada no gênero Dadayius Fukui, 1929 por apresentar testículos não lobados e acetábulo ventro-terminal com um “entalhe” postero-mediano na margem interior, características do gênero que possui apenas duas espécies conhecidas. Algumas características que diferem a espécie nova de D. marenzelleri (Daday, 1907) e D. pacuensis Thatcher, 1996 são cecos não alcançando o acetábulo, vitelária de extensão limitada e não atingindo o nível do testículo posterior e a presença de dois tamanhos diferentes de ovos em dois estágios de maturação diferentes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.