<b>Estudo morfológico e quantitativo dos neurônios do plexo mientérico do corpo do estômago de <em>Rattus norvegicus</em></b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v20i0.4486
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar as características morfológicas e quantitativas dos neurônios do plexo mientérico do estômago de ratos. Amostras do corpo do estômago foram submetidas a preparados de membrana corados pelo método da NADH-diaforase e a cortes histológicos corados com Hematoxilina-Eosina. Verificou-se que, no corpo do estômago de ratos, a túnica muscular apresenta dois estratos bem definidos, o circular e o longitudinal, sendo raras as fibras com disposição oblíqua. Os neurônios do plexo mientérico localizam-se entre esses dois estratos, o que facilita a sua evidenciação, em preparados de membrana dessa região. Quanto à densidade neuronal, verificou-se que próximo à curvatura gástrica menor é significantemente maior que próximo à curvatura gástrica maior.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.