Dominance or balance? Revisiting the coronary arteries of the domestic cat
Resumo
Estudos voltados ao comportamento das artérias coronárias foram desenvolvidos em várias espécies, de modo a elucidar a variabilidade da sua distribuição e suas correlações morfofuncionais, como os tipos de irrigação e possíveis riscos de infarto do órgão. Com o aumento da frequência de felinos domésticos na rotina clínica de pequenos animais forçando a especialização de profissionais capazes de conhecer e considerar as diferenças morfológicas para o diagnóstico clínico mais assertivo, este estudo teve como objetivo identificar a origem e distribuição das artérias coronárias dos gatos domésticos. Utilizou-se vinte e nove espécimes de gatos domésticos, quinze fêmeas e quatorze machos, fixados com solução de formaldeído a 10%, injetados com látex líquido corado com corante sintético e alocados em solução formaldeído a 10% por no mínimo 7 dias, sendo posteriormente dissecados. O método usado para determinar o padrão de dominância coronariana foi baseado na origem do ramo interventricular subsinuoso, sendo capaz de ser definido como uma dominância direita, esquerda ou equilibrada. O padrão de dominância nos gatos domésticos foi determinado como equilibrada (69%) e esquerda (31%), contrariando a literatura vigente para o ensino de anatomia animal, podendo-se observar ainda presença de anastomose entre as coronárias e ponte miocárdica em alguns indivíduos. Os resultados encontrados no presente estudo reforçam a existência das particularidades interespecíficas em carnívoros domésticos. Neste contexto, a descrição das artérias coronárias de gatos domésticos contribui para a anatomia animal aplicada, uma vez que o entendimento acerca dos vasos que nutrem o miocárdio permite análises anatomopatológicas mais assertivas para a espécie.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.