<b>Análise faunística de abelhas (Hymenoptera, Apoidea) coletadas no cerrado do Estado de São Paulo</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i3.1315
Resumo
O levantamento das abelhas foi realizado, quinzenalmente, de agosto/2000 a julho/2001, em duas áreas de cerrado do Câmpus da USP/Pirassununga, Estado de São Paulo, com o objetivo de comparar a diversidade de abelhas entre as áreas. A primeira área, “Cerradão”, apresenta vegetação alcançando de 15 a 20 m de altura e a segunda, “Cerrado senso strictu”, possui flora arbustiva. Nas duas áreas, foram percorridas trilhas, onde os insetos eram coletados com redes entomológicas. Foram coletadas 511 abelhas, sendo 200 referentes ao Cerradão e 311 ao Cerrado sensu strictu, classificadas em 51 espécies. O Quociente de Similaridade entre as áreas é 55,1% e a Porcentagem de Similaridade é 66,6%, com apenas 19 espécies comuns. Na primeira área, as espécies predominantes foram Apis mellifera, Scaptotrigona sp. gr. Depilis, Tetrapedia rugulosa e Exomalopsis sp., e, na segunda, foram Apis mellifera, Trigona hyalinata, Trigona spinipes e Ceratina (Crewella) sp., embora as áreas sejam bem próximasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.