<b>Cianobactérias perifíticas nos reservatórios de Segredo e Iraí, Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i4.165
Resumo
Com o objetivo de avaliar a distribuição espacial e temporal da comunidade de cianobactérias no perifíton, bem como os fatores abióticos que atuaram sobre este grupo, foram feitas amostragens em dois reservatórios, Segredo e Iraí, ambos na bacia do rio Iguaçu, Paraná. As coletas foram realizadas no verão (abril) e no inverno (setembro) de 2002, nas regiões superior, intermediária e inferior dos reservatórios. Foram inventariadas 66 espécies de cianobactérias, sendo que Iraí apresentou 50 táxons e Segredo 38. O reservatório de Iraí apresentou densidade de cianobactérias (25 a 101 x ind. 103 cm-2) maior do que aquelas observadas para Segredo (1 a 14 x ind. 103 cm-2). Acredita-se que a composição e a densidade cianobactérias foram resultados de uma combinação de fatores, em que as diferenças nas variáveis abióticas (nitrogênio, fósforo e temperatura) ao longo do eixo rio-barragem e nas diferentes estações, a morfometria e a hidrodinâmica foram consideradas preponderantes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.