Efeito de diferentes tempos de autoclavagem sobre a qualidade nutricional da ração utilizada para ratos (<em>Rattus norvegicus</em>) em crescimento
Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes tempos de autoclavagem na ração utilizada para ratos (Rattus norvegicus) em crescimento, bem como verificar a sensibilidade do teste de solubilidade da proteína em KOH como indicador de redução in vivo da qualidade da proteína devido a autoclavagem, foram utilizados 300 ratos da linhagem wistar, 150 machos e 150 fêmeas, de 21 a 35 dias de idade, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado com 5 tratamentos (cinco tempos de autoclavagem 0, 15, 30, 45 e 60 minutos) e 10 repetições de seis animais por unidade experimental. O peso vivo aos 35 dias, o ganho de peso diário e a conversão alimentar foram prejudicados linearmente com o aumento do tempo de autoclavagem das rações. A solubilidade da proteína das rações em KOH diminuiu de 81,37% para 24,42% quando a ração foi autoclavada de 0 para 60 minutos. Os resultados indicam que a análise da solubilidade da proteína em KOH é um bom indicativo para se verificar o efeito da autoclavagem em raçõesDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.