Efeitos da imposição de dieta hipoprotéica em ratos <em>Wistar</em> adultos (<em>Rattus norvegicus</em>)
Resumo
Neste estudo foi avaliado o efeito da imposição de uma ração com 8% de proteínas por um período de 120 dias a ratos adultos, quando se analisaram a evolução do peso corpóreo, a dosagem de proteínas totais e frações protéicas, e as espessuras da parede total e da túnica muscular do duodeno. Verificou-se que para ratos adultos, a oferta de rações isocalóricas, porém com redução do teor de proteínas, levou à estagnação do peso corpóreo e à redução das proteínas totais e globulinas em animais desnutridos. A análise histomorfométrica da parede intestinal dos ratos desnutridos evidenciou comprometimento dos crescimentos hiperplásico e hipertrófico de suas túnicas, verificados pela menor espessura da parede duodenalDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.