Distribuição, abundância e uso de diferentes ambientes pela ictiofauna dominante na área de influência do reservatório de Itaipu
Resumo
Com o objetivo de caracterizar a estrutura da ictiofauna dominante do reservatório de Itaipu e de sua área de influência, foram coletados 85.160 exemplares durante o período de novembro de 1983 a outubro de 1989 em 11 estações de amostragem distribuídas no corpo principal do reservatório (Guaíra, Santa Helena e Foz); em tributários da margem esquerda deste (Arroio Guaçu, Ocoí, São Francisco Falso e São Francisco Verdadeiro); no rio Paraná (a montante e a jusante do reservatório) e em tributários do rio Paraná (Piquiri e Iguatemi). Os resultados demonstraram um grande número de espécies com baixa freqüência e poucas espécies dominantes. Entre as espécies dominantes destacaram-se: Auchenipterus nuchalis, Hypophthalmus edentatus, Iheringichthys labrosus, Loricariichthys sp, Parauchenipterus galeatus, Plagioscion squamosissimus, Prochilodus lineatus, Pterodoras granulosus, Rhaphiodon vulpinus e Steindachnerina insculpta. São apresentadas indicações acerca dos locais de alimentação, reprodução e desenvolvimento para as referidas espécies.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.