<b>Variação espacial e temporal da densidade da assembléia de microcrustacécos em diferentes sistemas da planície de inundação do alto rio Paraná (PR/MS-Brasil)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i3.1313
Resumo
Este estudo avaliou a influência do nível hidrométrico e do tipo de sistema na estrutura da assembléia de microcrustáceos planctônicos, em diferentes lagoas da planície de inundação do alto rio Paraná (PR/MS). As coletas foram realizadas na região pelágica de 15 lagoas associadas a três rios, nos períodos de cheia (Fevereiro/1999) e de seca (Outubro/1999). Foram registradas 49 espécies de cladóceros e 16 de copépodos. Os resultados da ANOVA do modelo nulo não indicaram diferenças significativas das densidades dos microcrustáceos entre os sistemas. Somente as densidades de B. hagmanni, B. deitersi e náuplios de Calanoida foram significativamente diferentes entre os períodos. Diferenças entre períodos hidrológicos em cada sistema e entre sistemas em cada período hidrológico também não foram significativas. Nesse sentido, as diferenças espaciais não foram preponderantes para a estruturação da comunidade de microcrustáceos. Algumas diferenças temporais, no entanto, foram observadas para os bosminídeos e para os náuplios de CalanoidaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.