<b>Estudo anatômico de músculos profundos do antebraço de <em>Cebus apella</em> (Linnaeus, 1766)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i3.1351
Resumo
Este trabalho utilizou 8 espécimes adultos de Cebus apella para caracterização anatômica de músculos do antebraço. Os animais foram doados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Sete Lagoas, Estado de Minas Gerais, Brasil, e sacrificados segundo as recomendações do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea). O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da UFU. Foram estudados os músculos (1) pronador quadrado, (2) flexor profundo dos dedos e (3) flexor longo do polegar. Em relação aos humanos, os músculos profundos do antebraço de Cebus apella apresentaram características gerais comuns, mas com algumas diferenças na forma, na vascularização e na inervação, diferenças que devem refletir as especializações funcionais daqueles músculos entre as duas espécies. O músculo flexor profundo do polegar privilegia a habilidade de movimentação dos dedos em humanos, e a força da mão em Cebus apella mostra-se necessária nessa espécie, em função de seus hábitos arbóreosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.