<b>Efeito da salinidade e do esgoto orgânico sobre a comunidade zooplanctônica, com ênfase nos copépodes, do estuário do rio Itanhaém, Estado de São Paulo</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i1.1652
Resumo
A partir da hipótese de que a comunidade zooplanctônica é influenciada pela salinidade e pelo lançamento de esgotos orgânicos, o objetivo deste trabalho é analisar a influência desses fatores sobre essa comunidade no estuário do rio Itanhaém, Estado de São Paulo. Foram realizadas amostragens do zooplâncton e de variáveis físicas e químicas da água em quatro estações de coleta, localizadas entre a linha de costa e a parte superior do estuário, incluindo um canal secundário que recebe esgotos domésticos sem tratamento prévio. As amostragens foram realizadas em baixa-mar e preamar no inverno e verão. Os resultados mostraram que este estuário possui uma variação temporal de características físicas e químicas, especialmente salinidade, devido à variação de marés e à variação sazonal de pluviosidade. Os maiores valores de salinidade foram observados no inverno e preamar. A comunidade zooplanctônica respondeu às variações de salinidade, com espécies adaptadas aos maiores valores de salinidade na parte baixa do estuário, no inverno. Embora o estuário do rio Itanhaém possua a mesma dinâmica temporal e espacial de outros estuários, os valores de salinidade são bastante reduzidos em comparação com outros estuários da costa sul paulista. Em conseqüência, a comunidade zooplanctônica foi constituída principalmente por organismos oligoalinos e de água doce. Essas características se devem à maior área de drenagem da bacia do rio Itanhaém quando comparada com a área dos outros rios costeiros do Estado de São Paulo. O esgoto orgânico modificou as características físicas e químicas da água, que possuiu maior concentração de nutrientes, maior quantidade de material em suspensão e menor concentração de oxigênio. Foi observada uma relação positiva entre densidade de náuplios de copépodes e poluição orgânica no estuário do rio ItanhaémDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.