<b>Avaliação da população de neurônios mioentéricos NADPH-diaforase positivos do corpo do estômago de ratos com diabetes crônico induzido pela estreptozootocina</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i1.1667
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar as características morfoquantitativas de neurônios mioentéricos nitrérgicos do corpo do estômago de ratos diabéticos. O corpo do estômago de 5 ratos normoglicêmicos e de 5 ratos diabéticos foi submetido a preparados de membrana corados pela técnica histoquímica da NADPH-diaforase. Verificaram-se, nos animais diabéticos, diminuição do peso corporal, aumento do consumo diário de água, da glicemia em jejum e da hemoglobina glicada. Com os dados obtidos, não foi observada diferença significativa na densidade de neurônios nitrérgicos entre os dois grupos, porém as áreas dos perfis celulares neuronais dos ratos diabéticos foram significativamente maiores. Constatou-se, portanto, que o diabetes induzido por estreptozootocina não acelera a morte dos neurônios nitrérgicos, contudo aumenta a expressão desses neurôniosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.