<b>Composição e abundância da ictiofauna na zona litorânea de um tributário, na zona de sua desembocadura no reservatório de Jurumirim, Estado de São Paulo, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i1.2084
Resumo
Com o objetivo de avaliar a composição e a diversidade de espécies de peixes da área litorânea do trecho de transição entre o Ribeirão dos Veados e a represa de Jurumirim (alto rio Paranapanema, SP), foram realizadas coletas mensais de peixes com rede de arrasto, no período de agosto de 1996 à dezembro de 1997. Índices de diversidade e de similaridade da ictiofauna entre os locais foram determinados e correlacionados com alguns fatores abióticos (oxigênio dissolvido, temperatura, precipitação pluviométrica e nível hidrológico). Foram registradas 26 espécies de peixes, sendo a maioria de pequeno porte da família Characidae (Tetragonopterinae e Cheirodontinae). Em menores abundâncias, ocorreram representantes das ordens Siluriformes, Gymnotiformes, Perciformes e Synbranchiformes. Diferenças significativas entre os índices de diversidade nas estações foram encontradas, mas entre os fatores abióticos não foram detectadas. A composição faunística de peixes entre as estações foi similar. Não foram detectadas correlações significativas entre a abundância da ictiofauna e as variações dos fatores abióticos. A presença de larvas de peixes nas amostras indica a importância da zona de transição como área de reprodução, de refúgio e de alimentação das espécies de peixes que sustentam os níveis tróficos superiores da teia alimentar desse biótopoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.