<b>Fauna parasitária de <em>Leporinus lacustris</em> e <em>Leporinus friderici</em> (Characiformes, Anostomidae) da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i3.228
Resumo
Foram investigadas as faunas parasitárias de Leporinus lacustris e Leporinus friderici da planície de inundação do Alto rio Paraná, Brasil, objetivando compará-las em composição e estrutura das comunidades seguindo-se metodologias usuais no estudo dos parasitas. Foram observados alguns padrões e as faunas podem ser consideradas semelhantes em estrutura. A principal diferença nas faunas parasitárias refere-se às taxas diferenciais de utilização das espécies hospedeiras por algumas espécies parasitas em comum, representadas pela abundância. Esse indicador diferiu entre as espécies de peixes mostrando que, apesar delas serem hospedeiras apropriadas, sua exploração ocorre de forma distinta.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.