Horário de atividade de machos de Euglossinae (Hymenoptera, Apidae) em um fragmento de floresta semidecídua no Norte do Estado do Paraná
Resumo
A atividade diária de machos de Euglossinae foi estudada em um fragmento de floresta semidecídua no norte do Estado do Paraná. Machos atraídos às iscas-odores foram amostrados quinzenalmente, durante 12 meses, das 8:00 às 15:00 horas. No total, 434 machos de 9 espécies foram coletados. Eufriesea violacea foi a espécie que visitou mais cedo as iscas, com maior pico de atividade das 9:00 às 11:00 horas. As demais espécies visitaram as iscas, preferencialmente, das 9:00 às 14:00 horas. Uma nítida diferença nos horários de visita das abelhas foi observada entre as estações quente-chuvosa e fria-seca. Na estação quente-chuvosa a maior freqüência de visitas deu-se das 9:00 às 14:00 horas e machos foram coletados em todos os horários. Na estação fria-seca a maior atividade ocorreu entre 11:00 e 14:00 horas e não houve visitas entre 8:00 e 10:00 horas. Durante esta estação a temperatura foi um fator que influenciou diretamente a atividade das abelhas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.