Determinação de um método para cálculo do Fator de Condição Alométrico de peixes
Resumo
Dentre os trabalhos que objetivam o estudo da condição de peixes com o uso do método alométrico (K=W/Lb), não há um consenso sobre o procedimento mais adequado para o cálculo do coeficiente b, pois alguns autores utilizam um coeficiente constante para todas as sub-amostras (estações do ano, por exemplo), enquanto outros calculam um valor de b para cada sub-amostra. Com a intenção de demonstrar qual desses procedimentos é mais adequado, este trabalho verificou-se que a utilização de um valor de b para cada sub-amostra provoca distorções nos valores do Fator de Condição. Conclui-se, então, que o método que calcula o coeficiente b a partir do agrupamento de todos os indivíduos e o utiliza com um valor constante para todas as sub-amostras é, dentre os dois procedimentos testados, o mais adequado para estudo da condição de peixes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.