Estudo comparativo através de análises de RAPD de seis espécies da família Pimelodidae (Osteichthyes, Siluriformes) do rio Tibagi, Estado do Paraná, Brasil
Resumo
A similaridade genética de seis espécies, pertencentes à família Pimelodidae (Osteichthyes, Siluriformes), coletadas em quatro localidades na bacia do rio Tibagi, foi analisada utilizando-se a técnica de RAPD. A análise comparativa de RAPD foi realizada para observar o grau de similaridade genética entre seis espécies de Pimelodidae. O dendrograma obtido através da análise comparativa dos padrões de RAPD mostrou claramente que os indivíduos estudados de cada uma das espécies se agrupam entre si, ou seja, há uma separação definida entre as seis espécies. Dois agrupamentos foram obtidos, um formado pelas espécies P. maculatus, P. cf. absconditus, I. labrosus e P. pirinampu (Subfamília Pimelodinae), e outro formado pelas espécies P. aff. avanhandavae e Pimelodella aff. meeki (subfamília Heptapterinae). A similaridade genética entre esses agrupamentos foi de 0.084.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.