Anatomia foliar de Polygonaceae (Angiospermae) da planície de inundação do alto rio Paraná
Resumo
A anatomia foliar de Polygonum acuminatum, P. ferrugineum, P. hydropiperoides, P. meisnerianum, P. punctatum, P. stelligerum, Ruprechtia laxiflora e Triplaris americana foi realizada com o objetivo de fornecer subsídios para a identificação destas espécies encontradas na planície de inundação do alto rio Paraná. Foram comparados a estrutura do limbo, em seção transversal, nervação, estômatos e pêlos da epiderme. Os gêneros Polygonum, Ruprechtia e Triplaris podem facilmente ser distinguidos através das características anatômicas: tipos de estômatos, pêlos glandulares, pêlos tectores das faces e dos bordos, nervura fimbrial e idioblastos epidérmicos. As espécies de Polygonum podem ser distinguidas através dos pêlos tectores, cavidade epidérmica e, mais dificilmente, pelas aréolas e terminações das nervurasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.