Atividades biológicas das lectinas PHA, WGA, jacalina e artocarpina
Resumo
As lectinas são (glico)proteínas que se ligam a açúcares. O interesse destas moléculas na investigação científica se deve às diversas atividades biológicas a elas atribuídas. Além da identificação de grupos sangüíneos, da caracterização de microorganismos e da estimulação mitogênica de células imunes, as lectinas estão envolvidas nos processos de reconhecimento e das interações celulares. No presente trabalho, revisamos algumas atividades biológicas das lectinas PHA (fitohemaglutinina de Phaseolus vulgaris), WGA (aglutinina de germe de trigo), jacalina e artocarpina (lectinas de Artocarpus integrifolia). PHA, jacalina e artocarpina são mitogênicas para os linfócitos, estimulam a produção de citocinas endógenas, a atração e a ativação de leucócitos. WGA é uma lectina não-mitogênica, no entanto, modula a resposta de defesa estimulando a liberação de superóxido pelos neutrófilos. O entendimento das atividades biológicas permitirá o uso destas moléculas como uma ferramenta útil no diagnóstico e tratamento de muitas doenças.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.