Avaliação dos grupos zooplanctônicos em tanques experimentais submetidos à adubação com diferentes substratos orgânicos
Resumo
Objetivando avaliar a influência de diferentes substratos orgânicos sobre a comunidade de organismos zooplanctônicos, foram utilizados 20 tanques com capacidade para 1.000 L, distribuídos em quatro tratamentos, com cinco repetições em um delineamento inteiramente casualizado, constituídos por esterco de aves, bovinos, coelhos e suínos. Foram feitas coletas do plâncton a cada três dias, monitoradas as variáveis físicas e químicas e procedida a análise qualitativo-quantitativa. Constatou-se que a adubação com esterco de aves levou a maiores densidades de organismos, seguida de suínos, e por fim, bovinos e coelhos, com predominância dos gêneros Brachionus, Keratella, Vorticella e náuplios de copépodes. Entretanto, o esterco de aves levou a menores diversidades de espécies. Concluiu-se, portanto, que os diferentes tratamentos exerceram influência na composição em espécies da comunidade zooplanctônica com os estercos de aves e suínos proporcionando maiores densidades.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.