<strong>Avaliação dos métodos de amostragem para fauna perifítica em macrófitas na Reserva da Biosfera, Serra do Espinhaço, Estado de Minas Gerais, Brasil</strong> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i3.377
Resumo
Os métodos “Jarra”, “Remocao Manual” e “Draga de Eckman modificada” foram avaliados para amostrar a fauna perifitica associada a macrofitas aquaticas. Foram coletadas 63 amostras em cinco ambientes lenticos e tres loticos na reserva da biosfera da Serra do Espinhaco (Estado de Minas Gerais, Brasil). Os testes estatisticos Anova e Tukey foram feitos para riqueza de Protista, Rotifera e Crustacea, enquanto para a abundancia de Protista, Rotifera, Crustacea, Gastrotricha, Tardigrada e Nematoda foram avaliados os percentuais. Os protozoarios e rotiferos representaram 80% da abundancia e riqueza da comunidade. Nos ecossistemas avaliados todos os metodos foram relevantes para Protista, por outro lado, o metodo da Jarra foi o mais adequado para a analise de Crustacea. Entre os metodos, a Draga foi menos indicada para os grupos de microinvertebrados nos ecossistemas aquaticos. Os metodos Remocao Manual e Draga foram apropriados para analisar Rotifera. A abundancia de Gastrotricha e Tardigrada demonstrou melhores resultados pelo metodo da Jarra e Nematoda pelo metodo da Draga. Os tres metodos sao apropriados para amostragem da fauna perifitica em ambos os sistemas aquaticos. Entretanto, e importante estar ciente de que para cada tipo de ecossistema a amostragem da comunidade faunistica requer um metodo especifico para obter a melhor performance.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.