<strong>Prevalência de enterobactérias em <em>Bothrops jararaca</em> no Estado de São Paulo: levantamento microbiológico e padrões de resistência antimicrobiana</strong> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i3.536
Resumo
Existem poucos levantamentos microbiológicos em répteis no Brasil. O estudo aqui descrito enfoca uma espécie de serpente de grande interesse médico e serve como base para outros estudos e comparações. As amostras foram colhidas diretamente do cólon de jararacas adultas e saudáveis. O material foi semeado em ágar MacConkey (Difco®) e ágar XLT4 (Difco®). Os isolados foram identificados por meio do Sistema API 20E de Identificação Bioquímica (Galerias API-BioMériux®). Os isolados de Salmonella sp. foram submetidos à sorotipagem. Por fim, as colônias foram submetidas ao teste de sensibilidade antimicrobiana. Foram obtidos vários gêneros da família Enterobacteriaceae (Citrobacter, Enterobacter, Escherichia, Klebsiella, Kluyvera, Morganella, Proteus, Providencia e Salmonella) e um gênero de bactéria Gram-negativa morfologicamente semelhante (Aeromonas). Salmonella, Citrobacter e Escherichia foram os isolados mais frequentes. 14 sorotipos de Salmonella foram identificados, sendo 13 da subespécie IIIb e 1 da subespécie IV. Aeromonas, Enterobacter, Escherichia e Klebsiella apresentaram maior taxa de resistência aos antibióticos. Kluyvera e Salmonella foram os gêneros mais sensíveis às drogas testadas. Aminoglicosídeos apresentaram boa ação antimicrobiana, mas cloranfenicol foi a única droga para qual nenhum isolado apresentou resistência.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.