<b>Ginástica rítmica: análise dos fatores competitivos motivadores e estressantes da Seleção Brasileira Juvenil</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1419
Resumo
Este estudo objetivou investigar a trajetória de desenvolvimento das atletas de ginástica rítmica da Seleção Brasileira Juvenil, com foco na identificação dos fatores competitivos (motivadores e estressantes) que ocorrem em diferentes fases da carreira esportiva. A população alvo foi de dez atletas. Como instrumentos de medida foram utilizados o Teste de Carga Psíquica de Frester e entrevista semi-estruturada. Para análise utilizou-se estatística descritiva e a análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados demonstraram que na ginástica rítmica o processo de especialização motora das atletas inicia aos 12 anos; os fatores motivadores evidenciados foram o gosto pelo esporte e ser o favorito; os fatores estressantes foram ser prejudicado pelos juizes e falta de tempo para divertimento. Concluindo em uma análise geral, as atletas perceberam o contexto esportivo competitivo como mais estressante do que motivador; esta afirmação acentuou-se a partir da fase de prática motora em que o estresse competitivo para o rendimento se intensificouDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.