Desenvolvimento de um questionário de freqüência alimentar e caracterização do padrão de consumo dos trabalhadores de baixo nível sócio-econômico da cidade de Goiânia, Estado de Goiás, Brasil
Resumo
Um questionário de freqüência de consumo alimentar (QFA) foi planejado para avaliar a freqüência média de consumo de alguns alimentos e caracterizar o padrão alimentar entre os trabalhadores. Uma lista de alimentos consumidos e as porções servidas, usualmente, foram obtidas através de prévias entrevistas locais, usando-se o recordatório de 24 horas e o questionário de freqüência. Uma lista foi elaborada com 127 alimentos e a composição nutricional foi calculada utilizando-se o programa DietPro versão 3.0. O QFA foi aplicado, por duas vezes, em cada indivíduo num período de seis meses. Para caracterizar o padrão de consumo alimentar, os alimentos mais freqüentemente mencionados foram identificados. Foram estudados 104 trabalhadores selecionados ao acaso. Os itens consumidos, no mínimo uma vez ao dia, por 50% dos trabalhadores foram o pão branco, margarina, café preto, açúcar branco, feijão roxinho e arroz branco. A variedade dos alimentos diariamente consumidos foi pequena. Os 30 principais alimentos básicos diários variaram de menos que 1,5 a 92%. Este questionário é um instrumento de fácil aplicação para estudar o consumo alimentar de população semelhante ao do presente trabalhoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.