<b>Processo de cuidar de idosos com acidente vascular encefálico: sentimentos dos familiares envolvidos</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1614
Resumo
Envelhecer deixou de ser um fenômeno exclusivo dos países desenvolvidos e tornou-se comum também aos países em desenvolvimento, exigindo da família conhecimentos e habilidades para prevenir ou minimizar os efeitos da velhice e de patologias como o AVE. Propomos como objetivos identificar os sentimentos dos familiares envolvidos no cuidar desses idosos e analisá-los à luz da Teoria das Representações Sociais. Estudo descritivo, qualitativo realizado nos domicílios de idosos com AVE, em Itabuna-Ba, de julho de 2000 a julho de 2001. Os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada foram trabalhados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os sujeitos apresentaram-se envolvidos em um misto de sentimentos que envolve retribuição, amor, satisfação, medo, tristeza, pena, culpa, angústia, insegurança, nervosismo e impaciência ao cuidarem de seus familiares idosos. Esperamos contribuir com a reflexão sobre o cuidar de idosos em domicílio e o engajamento da enfermagem na orientação e no preparo técnico do familiar para o cuidado domiciliar.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.