<b>Mulheres vivenciando o climatério</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1633
Resumo
Pretendemos, neste trabalho, compreender as vivências e a realidade da mulher na fase do climatério e sua influência na qualidade de vida. A amostra constou de 25 mulheres na faixa etária de 35 a 64 anos, nos meses de abril e maio de 2003, sendo todas participantes do Grupo de Auto-Ajuda à Mulher nessa Fase do Climatério, desenvolvido no Núcleo de Atenção Médico Integrada - Nami / Unifor. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semi-estruturada. Os resultados evidenciaram as características das mulheres, os sintomas e os problemas psicofisiológicos mais freqüentes, os quais podem estar relacionados à desinformação da mulher, a sua história de vida e ao contexto familiar e cultural. Foi evidenciada a relevância do grupo de auto-ajuda como apoio e estímulo à adaptação e à convivência solidária e também a necessidade de uma assistência de enfermagem comprometida com a informação, a educação e a promoção da saúde, tendo em vista o bem-estar e a qualidade de vida da mulher nessa fase da vidaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.